terça-feira, 14 de junho de 2011

MOBILIZADORES SOCIAIS PELA EDUCAÇÃO DA BOMBA DO HEMETÉRIO REALIZAM REUNIÕES COM O CONSELHO TUTELAR

No último dia 07 de junho, os Mobilizadores Sociais da Educação realizaram uma reunião com o Conselho Tutelar e com gestores das escolas municipais da Bomba do Hemetério beneficiadas pelo Projeto Qualiescola.

O objetivo foi discutir formas articuladas de trabalho entre os Mobilizadores Sociais, os gestores das escolas e o Conselho Tutelar para resolução de casos de estudantes que se encontram com seus direitos violados, principalmente casos de negligência, maus tratos, violência doméstica e uso de substâncias psicoativas.

Maior comprometimento de alguns conselheiros tutelares com as demandas dos gestores educacionais do Qualiescola, palestras sistemáticas com os pais e o Conselho Tutelar e uma parceria entre a Escola Municipal Nova Aurora e o Núcleo de Assistência à Saúde da Família – NASF para encaminhamento de crianças que necessitam de apoio psicossocial foram alguns dos encaminhamentos desta reunião.


 CONSELHO TUTELAR COMEÇA A VISITAR AS ESCOLAS
















Cumprindo o compromisso de realizar palestras sistemáticas com os pais nas unidades escolares, o Conselho Tutelar visitou no último dia 10 de junho a Escola Municipal Margarida Siqueira Pessoa, onde os conselheiros Vado Luz e Carlos da Bomba apresentaram informações sobre a função do Conselho Tutelar, as obrigações dos pais diante do processo educacional dos filhos, o papel da escola, as implicações legais da negligência dos pais, o Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros aspectos. Estiveram presentes, além dos pais, gestores, professores e Mobilizadores Sociais pela Educação.

“Muitas vezes os pais querem transferir a responsabilidade deles para a unidade de ensino. Escola não garante educação doméstica. Educação doméstica se aprende em casa. A escola dá a parte complementar...”, afirmou o conselheiro Vado Luz na palestra. “Os pais devem orientar desde a questão de como se portar na mesa durante as refeições até a forma como seu filho se relaciona com o colega e com o professor na escola”, exemplificou o conselheiro.

Todas as informações foram apresentadas de forma clara e didática, apresentando exemplos do cotidiano, a exemplo de problemas de comportamento das crianças, acompanhamento da vida escolar dos filhos, manutenção do patrimônio escolar, respeito ao professor, dentre outras temáticas. A palestra também apresentou as principais ações do Programa Bombando Cidadania e convidou os pais a participar das reuniões do Comitê de Apoio. As reuniões acontecem quinzenalmente às terças-feiras, às 19h30, no Espaço Bombando Cidadania (antigo Cantinho do Rio).

A Escola Municipal Nova Aurora será a próxima unidade de ensino a receber a palestra do Conselho Tutelar, que será realizada no dia 17 de junho, às 16h.
 
O Programa Bombando Cidadania é uma iniciativa do Instituto Walmart, com parceria técnica do Iadh, para apoio às ações que contribuam para o aumento da renda, melhoria da qualidade dos serviços básicos, fortalecimento das manifestações culturais locais, mobilização e organização comunitária, beneficiando a comunidade da Bomba do Hemetério e adjacências”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário