terça-feira, 14 de junho de 2011

MOBILIZADORES SOCIAIS PELA EDUCAÇÃO DA BOMBA DO HEMETÉRIO REALIZAM REUNIÕES COM O CONSELHO TUTELAR

No último dia 07 de junho, os Mobilizadores Sociais da Educação realizaram uma reunião com o Conselho Tutelar e com gestores das escolas municipais da Bomba do Hemetério beneficiadas pelo Projeto Qualiescola.

O objetivo foi discutir formas articuladas de trabalho entre os Mobilizadores Sociais, os gestores das escolas e o Conselho Tutelar para resolução de casos de estudantes que se encontram com seus direitos violados, principalmente casos de negligência, maus tratos, violência doméstica e uso de substâncias psicoativas.

Maior comprometimento de alguns conselheiros tutelares com as demandas dos gestores educacionais do Qualiescola, palestras sistemáticas com os pais e o Conselho Tutelar e uma parceria entre a Escola Municipal Nova Aurora e o Núcleo de Assistência à Saúde da Família – NASF para encaminhamento de crianças que necessitam de apoio psicossocial foram alguns dos encaminhamentos desta reunião.


 CONSELHO TUTELAR COMEÇA A VISITAR AS ESCOLAS
















Cumprindo o compromisso de realizar palestras sistemáticas com os pais nas unidades escolares, o Conselho Tutelar visitou no último dia 10 de junho a Escola Municipal Margarida Siqueira Pessoa, onde os conselheiros Vado Luz e Carlos da Bomba apresentaram informações sobre a função do Conselho Tutelar, as obrigações dos pais diante do processo educacional dos filhos, o papel da escola, as implicações legais da negligência dos pais, o Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros aspectos. Estiveram presentes, além dos pais, gestores, professores e Mobilizadores Sociais pela Educação.

“Muitas vezes os pais querem transferir a responsabilidade deles para a unidade de ensino. Escola não garante educação doméstica. Educação doméstica se aprende em casa. A escola dá a parte complementar...”, afirmou o conselheiro Vado Luz na palestra. “Os pais devem orientar desde a questão de como se portar na mesa durante as refeições até a forma como seu filho se relaciona com o colega e com o professor na escola”, exemplificou o conselheiro.

Todas as informações foram apresentadas de forma clara e didática, apresentando exemplos do cotidiano, a exemplo de problemas de comportamento das crianças, acompanhamento da vida escolar dos filhos, manutenção do patrimônio escolar, respeito ao professor, dentre outras temáticas. A palestra também apresentou as principais ações do Programa Bombando Cidadania e convidou os pais a participar das reuniões do Comitê de Apoio. As reuniões acontecem quinzenalmente às terças-feiras, às 19h30, no Espaço Bombando Cidadania (antigo Cantinho do Rio).

A Escola Municipal Nova Aurora será a próxima unidade de ensino a receber a palestra do Conselho Tutelar, que será realizada no dia 17 de junho, às 16h.
 
O Programa Bombando Cidadania é uma iniciativa do Instituto Walmart, com parceria técnica do Iadh, para apoio às ações que contribuam para o aumento da renda, melhoria da qualidade dos serviços básicos, fortalecimento das manifestações culturais locais, mobilização e organização comunitária, beneficiando a comunidade da Bomba do Hemetério e adjacências”. 

terça-feira, 7 de junho de 2011

COMITÊ DE APOIO PARTICIPA DE DISCUSSÃO PARA INTERVENÇÕES EM ESPAÇOS PÚBLICOS URBANOS DO POLO BOMBA

No último dia 17 de maio, o Nucleope e a UFPE, por intermédio do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, apresentaram para os integrantes do Comitê de Apoio o resultado do diagnóstico socioambiental realizado na Bomba do Hemetério e adjacências no âmbito do Projeto Arquitetando a Cidadania.

O estudo buscou identificar as principais características físicas e urbanísticas do território, incluindo tipologias arquitetônicas, topografia, mobilidade urbana, estrutura urbana, problemas e potencialidades do território, dentre outros aspectos.

Para dar continuidade ao processo de construção e troca de saberes, foi realizada uma oficina no dia 04 de junho, no Espaço Bombando Cidadania, com a presença de professores da UFPE, alunos de graduação, mestrandos, doutorandos, representantes do Comitê de Apoio, IADH e lideranças culturais da comunidade.

Nesta atividade foram debatidos, em grupos, além dos problemas e potencialidades do território como um todo, as idéias iniciais para a intervenção nos seguintes espaços públicos: Entrada da Bomba; sedes do Gigante do Samba e da Troça Abanadores do Arruda; Praça Castro Alves (largo da Bomba) e escadarias/travessas de acesso aos maracatus Estrela Brilhante e Encanto da Alegria.

Foi uma troca de experiências riquíssima, onde todos (academia, parceiros do Bombando Cidadania, Comitê de Apoio e lideranças culturais) contribuíram para que as propostas de intervenção nestes espaços sejam estruturadas de forma atender as expectativas dos usuários e potencializar a implementação do Circuito Turístico Bomba Cultural.